top of page
Buscar

Palestra sobre I.A. marca o início da Intercom Sudeste 2025

  • Foto do escritor: Intercom Sudeste 2025 PUC-Campinas
    Intercom Sudeste 2025 PUC-Campinas
  • 9 de mai.
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 3 dias

Evento sobre comunicação recebe Prof. Dr. Juliano Maurício de Carvalho em debate sobre comunicação



Prof. Dr. Juliano Maurício de Carvalho na abertura do Intercom Sudeste 2025 (Foto: Gabriel Rosa)
Prof. Dr. Juliano Maurício de Carvalho na abertura do Intercom Sudeste 2025 (Foto: Gabriel Rosa)


Por Bianca Freitas, Gabriel Rosa, Lara Gallo e Raquel Piveta

 

“A inteligência artificial se tornou uma camada estruturante do cotidiano, ela reorganizou e reconfigurou a comunicação”, afirma o Prof. Dr. Juliano Maurício de Carvalho na palestra de abertura do Intercom Sudeste 2025, que aconteceu na PUC-Campinas. O debate do primeiro dia, realizado nesta quinta com foco no impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho e na formação dos profissionais da comunicação.

 

Durante o encontro mediado pelo Coordenador Geral do evento Tarcísio Torres, o palestrante abordou a temática da IA vinculada às formas de repensar a comunicação. Baseando-se no educador Marshall McLuhan, defendeu que os meios são a extensão do homem, afirmando que a IA é a ferramenta que mais impacta a vida cotidiana. Para Juliano Maurício de Carvalho, “ter um congresso de comunicação que discute isso significa mandar um sinal objetivo para estudantes e professores como um conteúdo necessário na formação dos comunicadores."

 

Segundo Franco Dani, diretor da região sudeste do Intercom, a escolha de uma palestra com temática de Inteligência Artificial para abrir o evento se deu pelo fato do Intercom sempre buscar discutir temas atuais e sociais. “Percebemos que a Inteligência Artificial está aparecendo com mais frequência no congresso, principalmente em formato de pesquisas. Falar sobre isso é importante porque nós temos muitos congressistas que ou trabalham com a ferramenta profissionalmente ou utilizam na formação.”

 

O Intercom é o maior evento de comunicação da região sudeste do país e reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área da comunicação. A edição de 2025 está com mais de 1.200 congressistas inscritos, vindos de universidades públicas e privadas da região.

 

Juliano Maurício de Carvalho começou sua trajetória como pesquisador na PUC-Campinas e há duas décadas desenvolve pesquisas na área de jornalismo, tecnologia e cultura digital na UNESP. “Reunir pesquisadores da região sudeste aqui em Campinas, na PUC, não é só um marco histórico, mas um momento que reafirma a importância da produção científica no campo da comunicação.”

 

O Intercom Sudeste 2025 coloca a PUC-Campinas em destaque em inovação e representa o reconhecimento da universidade como um espaço relevante de comunicação na região. O congresso é peça chave no debate de temáticas atuais das pesquisas na área e atua como vitrine para fortalecer a visibilidade acadêmica da instituição, incentivar a produção científica e estreitar os laços entre universidade e mercado. Para Lindolfo Alexandre de Souza, Decano da Escola de Linguagens e Comunicação (ELC), “Participar de eventos como esse é o primeiro passo para que os alunos se encantem pela pesquisa em comunicação.”



Estudantes de jornalismo de Uberlândia chegam para o primeiro dia de Intercom (Foto: Júlia Sabatin)
Estudantes de jornalismo de Uberlândia chegam para o primeiro dia de Intercom (Foto: Júlia Sabatin)

 

Maria Eduarda Ferreira e Giovana Sallum são estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e vieram de ônibus para Campinas defender seu projeto no Expocom. As alunas desenvolveram a revista “Nós”, que concorre na categoria de revista-laboratório. “O sonho era sair com um prêmio, mas eu acho que fazendo uma boa apresentação já está ótimo.”, revela Maria Eduarda.

 

O Intercom continua nos dias 16 e 17 de maio e conta com um cronograma recheado de palestras, oficinas, exposições e workshops sobre os mais variados temas.

 
 
 

© 2025 Escola de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas.

bottom of page