top of page
Buscar

Matheus Marin discute o resgate da criatividade em tempos de pessimismo

  • Foto do escritor: Intercom Sudeste 2025 PUC-Campinas
    Intercom Sudeste 2025 PUC-Campinas
  • 9 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 3 dias


Em palestra do Intercom Sudeste 2025, publicitário diz que o principal desafio para os jovens profissionais é se permitir criar, diante das crises atuais


Por Maria Fernanda Esmeriz


Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a provocação que guiou a palestra “Criando para o agora: o desafio de conquistar novos talentos”, ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos. No evento, que faz parte da programação do Intercom Sudeste 2025, com sede na PUC-Campinas, o profissional abordou o processo de criação de ideias pelos jovens talentos que chegam às agências de publicidade. 


Formado pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc), Marin é head de criação do grupo Portal Publicidade, a primeira agência da área do interior de São Paulo. Segundo ele, a criatividade dos jovens publicitários está sendo afetada com o que ele chamou de “hostilidade” do mundo atual. 


Marin citou como exemplos dessa crise as mudanças climáticas, a perda da ludicidade (que ele traduz pela morte da “ingenuidade cultural”) e o “brain rot” (em tradução livre, apodrecimento do cérebro) - eleita a expressão do ano de 2024 pelo dicionário Oxford, que significa o declínio cognitivo e emocional causado pelo consumo excessivo de conteúdo superficial e de baixa qualidade, sobretudo online. 



Matheus Marin, em palestra: a "hostilidade" do mundo atual afeta a criatividade do jovens
Matheus Marin, em palestra: a "hostilidade" do mundo atual afeta a criatividade do jovens

Ao mesmo tempo, o publicitário diz que não é “contra as redes sociais”, mas que é importante reconhecer os obstáculos trazidos pela exposição constante à informação e a distorção da realidade, causada pelas postagens que constroem vidas perfeitas, idealizadas. 


Marin se disse ainda um defensor da comunicação. Em entrevista, ele contou que sempre foi uma pessoa comunicativa, desde criança. “Acredito que ter interesse nas coisas é transformador, especialmente nos dias de hoje”, diz. 


Trabalhando com publicidade desde 2017, Marin é um dos profissionais mais jovens na agência Portal Publicidade, e não esconde que um dos maiores desafios é “aprender com pessoas mais novas que eu”.




 
 
 

Én kommentar


Claudia Esmeriz
Claudia Esmeriz
há 19 horas

jovens da PUCC todo meu respeito e admiração, precisamos de jovens engajados para a mudança no mundo!

Lik

© 2025 Escola de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas.

bottom of page