‘Top Voices’ defende uma comunicação sustentável
- Intercom Sudeste 2025 PUC-Campinas
- há 3 dias
- 2 min de leitura
No primeiro dia do Intercom Sudeste, Viviane Mansi diz que o desafio é alinhar o discurso às práticas de ESG
Por Gabriela Belotto
No primeiro dia do Intercom Sudeste 2025 na PUC-Campinas, Viviane Mansi, referência nacional em ESG (Ambiental, Social, Governança), conduziu a palestra ‘Os desafios da comunicação da sustentabilidade num contexto de greenwashing’. Ela destacou as práticas sustentáveis de forma ética e transparente, um desafio crescente para empresas e profissionais.
A especialista enfatizou que comunicar ESG, que se refere ao conjunto de práticas que as empresas adotam para serem mais responsáveis e sustentáveis, não se trata apenas de corrigir problemas, mas de evitar criá-los. “Onde há falta de informação, as pessoas criam suas próprias narrativas. Nosso papel é criar soluções reais e comunicá-las de forma clara e ética”, pontuou. Ela alertou sobre o encantamento cego com práticas sustentáveis, que pode levar ao greenwashing não intencional. “O washing é a tentativa de vender um tema de forma mais positiva, ocultando ou distorcendo dados”, explicou. Para Viviane, o desafio está em alinhar o discurso às práticas, garantindo consistência e credibilidade.
>
Mestre em comunicação e uma das ‘Top Voices Sustentabilidade’ na rede social LinkedIn, Viviane Mansi tem mais de 20 anos de experiência em comunicação corporativa, relacionamento com governo e sustentabilidade em grandes empresas.

“Me interessei por empresas motivada pelo pensamento simples de que, por trás de uma fantasia, há uma razão social. Então, quando você vê uma empresa que gosta, não é só pelo produto, mas pelo que ela representa. O ESG surge como um resgate dessa essência”.
Ela reforçou que a comunicação na sustentabilidade é essencial para construir reputações sólidas. “A melhor forma de comunicar é entender o contexto, reconhecer as dificuldades e construir soluções em conjunto”, concluiu.
>
Comentarios